sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Alcoolismo e drogadição entre os jovens


O consumo de álcool e drogas, hoje em dia pelos adolescentes é muito mais comum do que se imagina, principalmente o álcool, isso é um problema grave para a saúde pública com sérias consequências pessoais e sociais para esse jovem. Na adolescência é um momento em que naturalmente esse jovem se afasta de sua família e se aproxima mais de seus grupos de amigos. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também.
          O jovem, em geral, começa cada vez mais cedo o uso do álcool e droga, em média, de 12,5 anos, de acordo com o estudo. Pesquisas consideram o alcoolismo uma doença de caráter triplo, pois afeta a mente, o físico e o social.
          Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.
          O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central
          Enfim, a droga e o álcool são problemas muito sérios que infelizmente só está aumentando entre os jovens, é necessário que suas famílias os alertem conversando e aconselhando sempre, pois ter comunicação com os filhos é o principal para que esse problema seja menor. O desempenho escolar e a convivência com pessoas de melhores caráter ajuda muito, e é necessário também que o jovem tenha consciência que consumir álcool e drogas faz mal a saúde, ele poderá ter no futuro varias doenças como câncer e pode até morrer de overdose. É sempre bom ouvir conselhos principalmente dos pais.
         Postado pelo aluno Ismael Pellenz.

Nenhum comentário:

Postar um comentário