sexta-feira, 24 de agosto de 2012

A sexualidade cada vez mais precoce entre os jovens brasileiros

     Na adolescência, geralmente,acontecem as primeiras relações sexuais e, na atualidade, elas têm ocorrido em idades precoces com maior variabilidade de parceiros, contribuindo para o aumento da ocorrência de gestações não esperadas e de doenças sexualmente transmissíveis.
     A sexualidade é um dos importantes aspectos da adolescência, pois é nessa fase da vida do ser humano que a identidade sexual está se formando. Porém os jovens sofrem grande influência da mídia, que mostra o sexo como um produto de exposição muito lucrativo em sua programação. O corpo e a sexualidade têm sido usados para divulgar e vender, tornando-se produto consumível.
      A mídia também contribui para uma visão equivocada do sexo. As imagens transmitidas são de sexo aliado ao prazer, à excitação, ao perigo, à aventura e à violência. Os riscos da atividade sexual desprotegida e suas consequências, a mídia não divulga.
      Essa banalização da sexualidade tem dificultado a tarefa de educar, pois os pais se encontram perdidos frente às mudanças de valores da sociedade. Muitas famílias já não sabem o que é certo ou errado quando o assunto refere-se à sexualidade. E, na dúvida, não dão a orientação necessária que seus filhos precisam.
      Diante dessa realidade, a sexualidade deve ser um tema de discussão e debate entre pais, educadores e profissionais da saúde, tendo como objetivo encontrar maneiras de informar e orientar os jovens.  

Postado pela aluna Leonice München

Nenhum comentário:

Postar um comentário