segunda-feira, 27 de agosto de 2012

Os malefícios ocasionados pelo uso excessivo da Internet, games e da TV


     Em uma geração, que é bombardeada (usando esta palavra no bom sentido) de informação, onde nossos jovens não consegue assimilar tantos dados recebidos, isto tudo em um curto tempo.  Diante disso, vemos esta geração meio que perdidos nesta nova realidade, pois os meios de comunicação estão cada vez mais sofisticados, temos como exemplo disto, a internet, os games, os canais de televisão, que estão presentes no nosso dia a dia e que esta se tornando um circulo vicioso.


     Através destas situações, encontramos indivíduos que por dificuldades de relacionamento com outras pessoas reforçam o individualismo na maneira de pensar sozinho sem questionamento, sem limites, sem cobranças. Diante disso, tomam a escolha de se apegar a estes meios de comunicação, desta forma, deixando-se levar por eles, passando horas e horas, e em alguns casos dias presos na frente deles.  

    Como exemplo do relato acima, temos um caso que aconteceu algum tempo atrás, o qual foi transmitido por emissoras de televisão como a rede globo, de um garoto que se viciou a games, chegando a ficar quatro dias jogando direto, saindo da frente somente para ir ao banheiro e comer algo, o que aconteceu poucas vezes.

     Vendo casos como este acima e tantos outros, podemos concluir que com o passar do tempo, estes vão aumentando e perguntas vão surgindo, sendo que as respostas delas, podem ser várias.

     Uma pergunta que surge e que serve para refletirmos é a seguinte: quem vai levar a melhor daqui a alguns anos, o homem ou a maquina? Cabe a cada um, pensar e de uma certa forma decidir o que quer deixar para as próximas gerações . Pense nisso.


Postado por Silvano J. Weber
                                                                                                                                        

Transtornos psicológicos




  
 Anorexia é um distúrbio alimentar relacionado a sua insatisfação exagerada com o seu corpo. Achando-se acima do peso, mas cada vez mais magra. Muitas vezes esse transtorno é por alguns transtornos como psicológicos, familiares e culturais. 

  A pessoa ansiosa come exageradamente, mas quando bate o arrependimento acaba tomando laxante e provocando náuseas para retirar as gorduras de seu corpo. Anorexia, é um transtorno alimentar na qual leva a pessoa a fazer inúmeras estratégias para perder peso. A doença com riscos clínicos, podendo levar á morte por desnutrição.



     Na bulimia, as pessoas ingerem grandes quantidades de alimentos e, depois, utilizam métodos compensatórios, tais como vômitos auto induzidos, uso de laxantes e/ou diuréticos e prática de exercícios extenuantes como forma de evitar o ganho de peso pelo medo exagerado de engordar.

   Diferentemente da anorexia , na bulimia não há perda de peso, e assim médicos e familiares têm dificuldade de detectar o problema.
  A doença ocorre mais frequentemente em mulheres jovens, embora possa ocorrer mais raramente em homens e mulheres com mais idade.
Postado por Taís Jardinello.

domingo, 26 de agosto de 2012

As telenovelas e o comportamento de massa




     A novela “Avenida Brasil”  apresenta todos os sentimentos que são despertados no ser humano através de seus personagens e das relações criadas entre eles. O autor consegue expressar paixão, tristeza, decepção, alegria, raiva e o tema central na trama, a inveja e a vingança. Duas características notadas pela relação entre Carminha e Nina (Rita).




  

   O papel das protagonistas consegue fisgar o público com intensidade. A história revela perfeita eficácia das atitudes de uma pessoa invejosa e calculista como Carminha, que almeja acima de qualquer coisa, o dinheiro. 





    Já a personagem Nina (Rita), se torna a perfeita representação de uma pessoa vingativa, que perde o rumo, e se torna um ser neurótico e obsessivo pelo desejo de vingança sem limites. Deixa de se preocupar com o amor que sempre sentiu por Jorginho, um sentimento tão nobre esquecido por essa emoção nutrida de ira e repulsa. A justiça perdeu seu lugar em uma  mente cheia de raiva e atitudes autodestrutivas.

     





     Diante do publico, “Avenida Brasil” gera polêmica. Foram criadas fan pages e twitter’s de perfis que fogem da história padrão. Além disso, diversos blogs e sites se dedicam a falar sobre o tema. A novela tornou-se uma das tramas mais divulgadas e comentadas da teledramaturgia brasileira desde a popularização das mídias sociais, e  a percepção de que a novela ainda é capaz de pautar o comportamento da população.




Postado pela aluna Daniele Böttcher

sábado, 25 de agosto de 2012

A moda teen e o consumismo



Desde que nascemos impõem aos pais padrões de como vestir bebês. A medida que crescemos vamos seguindo estes padrões impostos pela sociedade de consumo sem perceber, sem parar para pensar se isso nos faz bem. Muitas vezes, não percebemos que estamos incluídos numa sociedade tachada como consumista.

Consumismo pode ser definido como "o ato de comprar produtos e/ou serviços sem necessidade e consciência. É compulsivo, descontrolado e que se deixa influenciar pelo marketing das empresas que comercializam tais produtos e serviços." Ou seja, o mundo em que vivemos tem criado pessoas facilmente influenciáveis e inseguras, que obedecem os padrões impostos para não correr o risco de estar fora da moda.

As chamadas "modinhas" mudam a cada ano, a cada estação. Não dá para imaginar quantas peças de roupas precisam ser produzidas para suprir um guarda-roupas novo a cada primavera para todos.

As pessoas seguem tudo isso achando que serão estilosas, mas pensando sem muito esforço, é fácil enxergar que se todo mundo estiver vestindo a mesma blusa da moda, o que mais faltará será estilo. O que faz o estilo de alguém ser divertido é a singularidade.


Grande parte das revistas que tem como público alvo adolescentes, estão lotadas de propagandas e, quando não são feitas diretamente, os próprios editores dão a entender que usando o produto sobre o qual eles estão falando, você será alguém melhor. Mas melhor apenas para a sociedade que realmente acredita que roupa e moda valem algo.

A roupa que você veste, o perfume que você usa, o sapato que você calça não vão definir os seus valores e o seu caráter. Portanto, tenha estilo, mas crie o seu com o que você gosta, com o que você acha bacana e se sinta bonito sendo do seu jeito.


Maiara Klein Rech

sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Alcoolismo e drogadição entre os jovens


O consumo de álcool e drogas, hoje em dia pelos adolescentes é muito mais comum do que se imagina, principalmente o álcool, isso é um problema grave para a saúde pública com sérias consequências pessoais e sociais para esse jovem. Na adolescência é um momento em que naturalmente esse jovem se afasta de sua família e se aproxima mais de seus grupos de amigos. Se esse grupo estiver experimentalmente usando drogas, o pressiona a usar também.
          O jovem, em geral, começa cada vez mais cedo o uso do álcool e droga, em média, de 12,5 anos, de acordo com o estudo. Pesquisas consideram o alcoolismo uma doença de caráter triplo, pois afeta a mente, o físico e o social.
          Droga é toda e qualquer substância, natural ou sintética que, introduzida no organismo modifica suas funções. As drogas naturais são obtidas através de determinadas plantas, de animais e de alguns minerais. Exemplo a cafeína (do café), a nicotina (presente no tabaco), o ópio (na papoula) e o THC tetrahidrocanabiol (da cannabis). As drogas sintéticas são fabricadas em laboratório, exigindo para isso técnicas especiais.
          O termo droga envolve os analgésicos, estimulantes, alucinógenos, tranquilizantes e barbitúricos, além do álcool e substâncias voláteis. As psicotrópicas são as drogas que tem tropismo e afetam o Sistema Nervoso Central
          Enfim, a droga e o álcool são problemas muito sérios que infelizmente só está aumentando entre os jovens, é necessário que suas famílias os alertem conversando e aconselhando sempre, pois ter comunicação com os filhos é o principal para que esse problema seja menor. O desempenho escolar e a convivência com pessoas de melhores caráter ajuda muito, e é necessário também que o jovem tenha consciência que consumir álcool e drogas faz mal a saúde, ele poderá ter no futuro varias doenças como câncer e pode até morrer de overdose. É sempre bom ouvir conselhos principalmente dos pais.
         Postado pelo aluno Ismael Pellenz.

A sexualidade cada vez mais precoce entre os jovens brasileiros

     Na adolescência, geralmente,acontecem as primeiras relações sexuais e, na atualidade, elas têm ocorrido em idades precoces com maior variabilidade de parceiros, contribuindo para o aumento da ocorrência de gestações não esperadas e de doenças sexualmente transmissíveis.
     A sexualidade é um dos importantes aspectos da adolescência, pois é nessa fase da vida do ser humano que a identidade sexual está se formando. Porém os jovens sofrem grande influência da mídia, que mostra o sexo como um produto de exposição muito lucrativo em sua programação. O corpo e a sexualidade têm sido usados para divulgar e vender, tornando-se produto consumível.
      A mídia também contribui para uma visão equivocada do sexo. As imagens transmitidas são de sexo aliado ao prazer, à excitação, ao perigo, à aventura e à violência. Os riscos da atividade sexual desprotegida e suas consequências, a mídia não divulga.
      Essa banalização da sexualidade tem dificultado a tarefa de educar, pois os pais se encontram perdidos frente às mudanças de valores da sociedade. Muitas famílias já não sabem o que é certo ou errado quando o assunto refere-se à sexualidade. E, na dúvida, não dão a orientação necessária que seus filhos precisam.
      Diante dessa realidade, a sexualidade deve ser um tema de discussão e debate entre pais, educadores e profissionais da saúde, tendo como objetivo encontrar maneiras de informar e orientar os jovens.  

Postado pela aluna Leonice München

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Marcados na carne: a geração teen tatuada e perfurada



Body modification, é alteração permanente do corpo humano. Consiste em alterações realizadas em qualquer parte do corpo, na maioria das vezes consideradas artes, com o intuito de se diferenciar das outras pessoas. 
  Existem várias técnicas para as modificações corporais, entre elas, as tatuagens, inclusão de metais, silicones, piercing’s, cicatrizes através de queimaduras ou cortes.
Conforme pesquisas, as práticas de modificação corporal existem há milhares de anos, como as tatuagens na Oceania, perfurações na Ásia e América. Esses costumes foram descobertos pelos marinheiros europeus no século XVI, mas ficaram marginalizados por muito tempo.
Na década de 1960, as tatuagens passaram a ser populares. As perfurações e piercings começaram em 1970, com os punk.
Os profissionais que realização o Body modification, são chamados de Body Moder.
Existem vários tipos de transformações corporais, destacam-se:

Branding - é a aplicação de ferro quente na pele de pessoa com uma chapa de aço esquentada por um maçarico. Após a queima desta pele, forma-se uma cicatriz com o desenho desejado por quem faz a transformação.

Escarificação – Cortes de bisturis com o intuito de formar uma cicatriz de acordo com o desenho desejado pela pessoa.

Bifurcação da língua (Tong Split) – Cirurgia que divide a língua em duas partes.

Pocket – é como se fosse um piercing. No entanto, a diferença é que a haste fica para fora, e as pontas ficam dentro da pele. Podendo ser feito no braço, na nuca, no tórax e no umbigo, etc.

  Implantes subcutâneos – é o implante de um objeto (de silicone, osso, de aço, etc.) sob a pele, formando um alto-relevo.

Surface – O objeto implantado é como se fosse uma "trave ao contrário", cujas pontas ficam para fora da pele e a haste fica dentro.

Implante transdermal – Implante de aço cirúrgico (pode ser implante de bolinhas também) entre a gordura da pele e o músculo, onde metade do objeto fica exposto e metade fica para dentro da pele.


         

Postado pela aluna Jociele

O combate aos males do mundo virtual

           Muitos questionam sobre e existência de diversas redes sociais, mas poucos explicam suas características e funcionalidades. Por definição, uma rede social on-line é uma página na rede em que se pode publicar um perfil público de si mesmo – com fotos e dados pessoais – e montar uma lista de amigos que também integram o mesmo site.
Estatísticas revelam que as redes sociais na internet congregam 29 milhões de brasileiros por mês. Elas usam essas redes para manter contato com os amigos, conhecer pessoas, etc. Os brasileiros já dominaram o Orkut e, agora, avançam sobre o Twitter e o Facebook. Para cada quatro minutos na rede, os brasileiros dedicam um a atualizar seu perfil e bisbilhotar o dos amigos.
A internet tornou-se um vasto ponto de encontro de contatos superficiais. É o oposto do que, segundo escreveu o filósofo grego Aristóteles (384-322 a.C.), de fato aproxima os amigos: "Eles precisam de tempo e de intimidade; como diz o ditado, não podem se conhecer sem que tenham comido juntos a quantidade necessária de sal".
         Mas com o passar dos anos a internet virou uma “ameaça”.
Segundo autoridades, o mundo virtual tornou a vida de crianças e adolescentes um livro aberto, uma janela para o mundo, inclusive para maníacos de todos os tipos.
         Com o crescimento da internet, a disponibilidade da pornografia aumentou dramaticamente. Alguns dentre os empresários mais bem sucedidos na Internet são os dos ramos da pornografia. Devido ao caráter internacional da Internet, existe a possibilidade dos usuários acessarem o conteúdo pornô a partir de qualquer país até mesmo conteúdos totalmente ilegais, conteúdo pornográfico contendo menores de idade.
         Ainda à um grande caminho a percorrer, tanto no meio tecnológico, quanto no meio jurídico, para que possam punir estes agressores.     
Postado pela aluna Kelly.